_gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();

CONTOS DE AVENTURA: Sequência Didática.

CONTOS DE AVENTURA

Gênero: Narrativas de Aventura
Objetivos:
- Apreciar a leitura de um clássico da literatura.
- Apropriar-se da linguagem típica de contos de aventura.

Conteúdos:
- Leitura.
- Produção de texto (linguagem característica do gênero, coesão e coerência, pontuação e ortografia.

Anos:
4º Ano e 5º Ano.

Tempo estimado:
2 a 3 meses

Material necessário:
Livro: As aventuras de Gulliver e outras Histórias.
Filme: As viagens de Gulliver (2.011).
Livro: As sete viagens de Simbad, o marujo.
Filme: “Os goonies” (1985)

Produto Final:
Coletânea de Narrativas de Aventura, produzidas pelos alunos. Essas histórias poderão estar impressas em formato de livro ou disponíveis no blog da escola.
Professor: Procure relembrar a construção do produto final em todas as etapas da Sequência Didática.
Sensibilização para o início da sequência didática:
Apresente à turma uma imagem, explorando o máximo possível os detalhes. Elaboramos um questionamento que poderá orientar a atividade que poderá ser realizada oralmente.

Sugestão de imagem:

Observe atentamente as personagens da cena.
a) Descreva-as, considerando o modo como estão vestidas, os objetos que carregam e a atitude que exibem.
b) Descreva detalhadamente o espaço onde as personagens estão.
Esta cena representa um momento da história vivida pelas duas personagens. A partir dela, é possível identificar o tipo de história da qual a cena faz parte e imaginar como seriam começo, meio e fim.
a) O espaço e as personagens dessa cena que você descreveu caracterizam que tipo de história?
b) Com base nas características que você observou nas duas personagens, você diria que elas são os vilões ou os heróis da história?
c) Imagine onde e como começou a história.
d) Você acredita que esse espaço retratado na cena é o mesmo do começo da história? Justifique sua resposta.
e) Que tipo de situação você acredita que terão de enfrentar a partir desse momento?
f) De que modo elas estão preparadas para enfrentar essa situação?
g) Como você supõe que terminará a história?
h) Que título você daria para essa história? Justifique sua resposta.
i) Cite nomes de personagens de filmes e livros que viveram aventuras parecidas com a que você imaginou ao ver esta cena inicial.
Desenvolvimento
1ª etapa: Produção inicial
O professor solicitará que os alunos produzam textualmente uma narrativa de aventura, para isso poderão utilizar respaldo em suas vivências e/ou histórias conhecidas e/ou filmes vistos.Nesta produção o aluno poderá ou não ser o personagem principal.
A produção inicial é uma etapa importante da Sequência Didática, pois apresentará ao professor o que o aluno já sabe sobre o gênero que será desenvolvido e quais conhecimentos precisam ser enfatizados ao longo do trabalho.
De posse das produções iniciais de toda a turma, o professor terá um panorama de todas as principais dificuldades e desenvolverá a Sequência Didática em torno delas.
2ª etapa
Organize sessões diárias (aproximadamente 03 dias) de leitura compartilhada da história “As aventuras de Gulliver” e peça para que os estudantes levantem informações importantes sobre os personagens, o ambiente, a sequência dos episódios, os aspectos linguísticos (como marcadores de tempo, tempos verbais e expressões típicas usadas pelos personagens). Anote-as em um quadro para ficar afixado na sala para consultas futuras.
3ª etapa
Após a leitura compartilhada os alunos irão assistir ao filme “As aventuras de Guliver” com a intenção de comparar as versões apresentadas no livro e no filme. Preenchendo o quadro acima.
Organize as ideias que diferenciam as versões apresentada pelo livro e pelo filme, este último possui um gênero humorístico o qual perpassa a aventura.
4ª etapa
Solicite que os alunos produzam individualmente a reescrita da história “As aventuras de Guliver”. Poderão ser utilizados ideias das duas versões – livro e filme.
? Para o professor: Verifique se nas produções apresentadas pelos alunos aparecem algumas das características do gênero “narrativas de aventura”;
5ª etapa
O professor irá propor a revisão coletiva de uma produção da classe, a qual não contemplou todas as características do gênero. Durante a revisão o professor chamará a atenção para alguns aspectos que não poderão faltar no texto.
Nesta etapa do trabalho não se preocupe em destacar as questões de ortografia e pontuação. O que se deve garantir são os elementos de coesão e coerência e também as características do gênero.
Dessa forma, ao apresentar o texto que será revisado, procure transcrevê-lo conservando a grafia correta das palavras e também a pontuação adequada, para que assim os alunos possam refletir em torno de alguns elementos, considerando que a redação de bons textos é uma atividade complexa, que necessita ser desenvolvida em etapas.
Neste momento, tenha como foco do trabalho a coesão, a coerência e as características do gênero.
Durante a etapa de revisão, releia o texto várias vezes, isso mostrará aos alunos que este processo de retomada o texto é importante e precisa ser realizado para verificar se está adequado à situação discursiva da qual fará parte. Explique aos alunos o objetivo do trabalho, ou seja: “este texto fará parte da coletânea de produções, estamos escrevendo textos que depois serão apresentados à comunidade escolar e aos familiares, será que os leitores compreenderão essa história? Como ela poderá ficar melhor?”.
É importante que as crianças percebam a situação discursiva da qual a produção faz parte, dessa forma, ela poderá atribuir significado à todas as etapas do trabalho.
6ª etapa
Dando continuidade, será lido o texto “As sete viagens de Simbad, o Marujo” (primeira viagem). A leitura também será realizada de forma compartilhada. Depois, o professor estabelecerá com a classe uma discussão sobre quais elementos justificam tratar-se de uma narrativa de aventura. Questões norteadoras da discussão:
a) Na narrativa estudada há a presença de um herói?
b) Como ele se chama?
c) O herói distancia-se do lar por algum motivo?
d) Há uma situação inicial que se altera com a presença de algum elemento?
e) Quais situações de perigo são enfrentadas?
f) Qual é desejo do herói?
g) Qual a trilha percorrida pelo herói para alcançar seu objetivo?
7ª etapa
Discussão e sistematização de algumas características do gênero: o professor retomará a tabela de análise (As aventuras de Gulliver) e as discussões da sétima etapa (As sete viagens de Simbad, o marujo) e elaborará um novo quadro com as características do gênero narrativas de aventura. Esse quadro também deverá ficar fixado na sala de aula.
8ª etapa
O professor irá propor que os alunos em duplas realizem a produção da segunda viagem do Simbad atentando-se para as características que já foram sistematizadas anteriormente.
Leia para a classe, o texto referente à Segunda Viagem de Simbad, presente no livro já indicado, discuta com a turma, as semelhanças e diferenças entre a versão original e os textos criados pelas duplas.
9ª etapa
Neste momento o professor trabalhará com uma das produções da classe – a qual atende as características do gênero – e trabalhará nesta produção a ortografia e a pontuação. Durante a revisão textual, procure reler o texto várias vezes para verificar se a coesão e a coerência estão garantidas e se todas as características do gênero estão contempladas.
Observação:
Neste momento do trabalho, o professor verificará como a turma se encontra em relação à aquisição do gênero. Sendo assim, poderá retomar algumas das características já levantadas com a turma e aprofundar questões que necessitam de uma maior atenção. Para isso, poderá ser realizado:
? Uma nova atividade de revisão textual;
? Proposta de análise de uma produção textual em duplas;
? Leitura de mais uma narrativa de aventura;
? Proposta de revisão coletiva;
? Proposta de produção individual;
10ª etapa
Sessão do Filme “Os Goonies” (1985). Os alunos também deverão observar as características do gênero narrativas de aventura presentes no filme e discutir em seguida as partes do filme que mais chamaram a atenção.
11ª etapa
Proposta de produção individual sem apoio, ou seja, os alunos produzirão sua própria narrativa de aventura, considerando-se tudo o que aprenderam sobre o gênero até o momento.
Serão essas produções que serão utilizadas em novas atividades de revisão coletiva, em duplas e individuais, considerando-se os aspectos da escrita, tais como: características do gênero, coesão, coerência, pontuação e ortografia.
Esses textos depois de revistos pela turma serão organizados para a publicação, no blog ou em forma de livro (coletânea).

 

Leave a Reply

Categories
Links: